Eu estou SEMPRE buscando novos líderes e gerentes, seja para a minha empresa ou para as empresas de amigos e familiares.
Sabe por quê? Porque encontrar um líder ou gerente verdadeiramente eficaz é uma verdadeira batalha.
Nesse artigo vou revelar algo que nunca disse abertamente em outros canais e que vai servir para você que já é líder e deseja ser bem posicionado no mercado. E claro, para você também que quer contratar um líder ou um gerente, mas não sabe exatamente o que avaliar na hora de contratar para saber se aquele candidato é uma boa escolha.
Aliás, quando eu menciono as palavras “líder” ou “gerente” significa que, na verdade, estou querendo mencionar o cargo de alguém que gerencia outras pessoas. E isso pode mudar de acordo com o tamanho da empresa. Essa função pode ter nomes diversos, como líder, gerente, coordenador, supervisor, etc.
Listei aqui as 05 habilidades que todo líder PRECISA NECESSARIAMENTE ter para ser um profissional verdadeiramente competente – independentemente do ramo da empresa ou do tipo de área que ele vai gerenciar.
Habilidade 01 – Equilibrar números & pessoas
O que isso significa?
Se focarmos nossa gestão APENAS nos números, com certeza vamos negligenciar muitos fatores HUMANOS relacionados ao dia de trabalho. E se fizermos isso, no começo os números podem até ser positivos, mas, no médio prazo, ao desconsiderar os fatores humanos da equipe, as pessoas não aguentarão trabalhar com tanta pressão e nem em um ambiente tão frio, focado voltado apenas para os números.
Da mesma maneira, se focarmos a gestão APENAS nas pessoas, sem balancear e equilibrar com os números, no começo será positivo, porque as pessoas se sentirão super ouvidas e atendidas. Mas, se não olharmos para os números, as coisas podem desandar e trazer sérios prejuízos.
Por isso, um dos papeis do gestor é ficar o tempo todo equilibrando esses dois fatores: números & pessoas.
O gestor não é nem de exatas e nem de humanas – são pessoas mais generalistas que precisam ser adaptáveis.
Habilidade 02 – Definir metas e indicadores
Essa é uma habilidade que complementa a habilidade anterior.
Definir metas corretamente, estruturar os indicadores de desempenho do setor e de cada pessoa da equipe é essencial por um único – e suficiente – motivo: saber se você está no caminho certo. É impossível definir iniciativas, novos projetos ou saber O QUE PRECISA SER MELHORADO se você não tiver informações, se não tiver dados.
Por isso, saber definir e acompanhar os indicadores é uma habilidade primordial.
Habilidade 03 – Estruturar rotinas gerenciais
É claro que isso também está conectado com a habilidade anterior, afinal, ter um lindo dashboard mas não acompanhá-lo rotineiramente não adianta nada, né?
Além disso, as rotinas gerenciais são as atividades do nosso dia a dia que usamos para gerenciar o nosso tempo, o da nossa equipe, e também para garantir que tudo o que precisa ser feito, está realmente sendo feito. Sem rotinas, não há qualquer controle – e resta apenas o caos.
E se tem algo que é uma reponsabilidade do gestor é a capacidade de não deixar o caos reinar e proporcionar um ambiente de trabalho eficiente, não é mesmo?
Habilidade 04 – Gerenciar Projetos
A partir das metas e indicadores temos a clareza necessária para saber O QUE precisamos fazer para atingir o destino final. Esses são os nossos projetos.
Exemplo: se a meta é “quero aumentar as vendas” eu terei um projeto do tipo “criar nova campanha de marketing” – ou qualquer outra iniciativa necessária para atingir a meta.
De forma bem resumida: a meta é ONDE quero chegar. E o projeto é COMO vou chegar lá.
Gerenciar esses projetos é A BASE FUNDAMENTAL para garantir que estamos executando o plano para atingir as metas.
Por isso, ter a habilidade de gerenciar projetos é um pré-requisito muito básico de qualquer gestor. Se as coisas não saírem do papel, é porque a gestão de projetos está falhando miseravelmente.
Habilidade 05 – Padronizar Processos
Uma vez que as rotinas e os projetos estão sob controle, chega a hora de começar a identificar quais são os gargalos do dia a dia. O que precisa ser mais eficiente?
Padronizar os processos é estar sempre melhorando todos os gaps ou furos da operação. Além disso, através da padronização, o gestor consegue proporcionar um treinamento adequado para sua equipe, dar mais autonomia e garantir a qualidade do processo independente de quem está executando.
Padronizar processos significa ganhar tempo, diminuir desperdício, não depender de apenas uma pessoa e automaticamente ter mais liberdade e flexibilidade.
Por essas razões eu JAMAIS abriria mão dessa habilidade tão necessária para manter tudo sempre fluindo.
São essas as 5 habilidades técnicas sobre gestão que eu sempre avalio quando preciso contratar um novo líder.
Caso você seja um líder e precise aprender tudo isso – e de maneira 100% prática – nós temos o Treinamento MRPP (Metas, Rotinas, Projetos e Processos) que com certeza vai te capacitar a ser o gestor mais organizado e eficiente que que você pode ser.
E caso você seja um empreendedor e precise capacitar seus líderes, o Treinamento MRPP é exatamente o que você precisa para melhorar o desempenho da sua equipe.
Para saber mais detalhes e só clicar aqui.