5 passos para profissionalizar a gestão da sua equipe

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Se sua equipe está desorganizada e a realização das tarefas está deixando a desejar, esse texto é para você.

Em apenas 5 passos eu vou te explicar como é possível organizar a gestão da sua equipe de forma profissional e transformá-la em um verdadeiro time de bons resultados.

Passo 1: Alinhamento entre sócios

Para dar início à gestão profissional da sua equipe, você precisa alinhar entre os sócios da empresa todas as expectativas, metas e objetivos que dizem respeito à equipe. Todos devem saber exatamente o que esperar, o que devem e o que não devem fazer.

Como fazer isso na prática?

Você precisa estabelecer quais são as atividades de cada membro da equipe e elaborar processos para cada uma delas. Assim você conseguirá estimar o tempo médio de conclusão e ter um parâmetro de avaliar se as instruções estão sendo seguidas ou não.

Se você não tem sócios, mas já possui funcionários, seu trabalho pode ser um pouco mais simples, afinal, você vai tratar dessas questões diretamente com eles, com a maior clareza possível.

Passo 02: Montar um organograma

Em segundo lugar, você precisa dividir a empresa em setores e definir os gestores de cada um deles. Isso vai ajudar na hora de delegar as responsabilidades e acompanhar mais de perto o que está acontecendo em cada áreas, sem necessariamente ser o responsável direto por todas elas.

Cada gestor ficará responsável treinar, acompanhar e avaliar o desempenho de cada um da equipe, deixando a gestão mais fluida e organizada.

Passo 03: Análise de desempenho através de indicadores

É essencial que todo gestor monitore o desempenho dos funcionários que estão sob sua responsabilidade, fazendo avaliações constantes de suas atividades através de indicadores.

Para que isso seja possível, é essencial que cada cargo tenha seus próprios indicadores, seja de cumprimento de atividades dentro do prazo ou de qualidade técnica da atividade, ter esse controle vai colaborar para o aprimoramento contínuo dos processos, o que vai facilitar a execução das atividades.

Passo 04: Rotinas estruturadas

As rotinas estruturadas possibilitam que cada membro da equipe saiba exatamente quando e como realizar suas atividades habituais, sem a necessidade de ficar perguntando o tempo todo qual sua próxima atividade.

Começar o dia sabendo o que deve ser feito é essencial para a organização. Saber identificar o que uma prioridade, o que é uma próxima ação e qual atividade pode esperar, é a chave para ter uma equipe que entrega o que é preciso e que alcança resultados.

Passo 05: Reunião individual semanal

A reunião individual ou reunião 1×1 faz toda a diferença na gestão de um time. Através dela você vai conseguir acompanhar mais de perto a equipe, suas dificuldades e expectativas, além de ser um ótimo instrumento para conhecer melhor quem trabalha na sua empresa.

Não precisa ser uma conversa chata, um interrogatório sobre cada passo do subordinado, trata-se mais de mantê-lo atento ao que ele precisa entregar e mostrar que está disposto a ajudá-lo, caso haja necessidade.

Pode ser uma reunião breve, mas lembre-se de sempre deixar um espaço para ouvir.

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