Quando se trata da gestão de pessoas em uma empresa, motivar uma equipe pode ser uma das tarefas mais desafiadoras para um gestor. No dia a dia da rotina de trabalho, compreender corretamente o que traz motivação e engajamento para os membros de sua equipe gera um grande diferencial na produtividade a longo prazo.
Sabe-se que para uma empresa alcançar seus objetivos e obter crescimento, faz-se preciso contar com uma equipe de funcionários habilitada, motivada e engajada.
Quando se trata da habilitação, o ideal é realizar treinamentos que tenham feedbacks semanais para se entender o que precisa ser melhorado.
Já quanto ao engajamento de uma equipe, torna-se necessário compreender que motivação é algo único de cada pessoa.
Neste post, confira 3 dicas práticas de como motivar uma equipe!
O que motiva uma equipe?
Antes de começar a delinear formas de motivar e engajar uma equipe, o gestor precisa compreender que as pessoas não possuem os mesmos objetivos e metas. Cada membro de sua equipe terá seus desejos individuais que os motivam de formas diferentes.
Por essa razão, afirma-se que a motivação é um quesito intrínseco à pessoa. Já que as pessoas são diferentes, com objetivos e necessidades igualmente distintas, não se pode tratá-las da mesma forma. Assim, um gestor não pode assumir que todos os membros de sua equipe compartilham da mesma necessidade.
A partir da compreensão de cada necessidade individual, o gestor consegue identificar o grau de motivação presente por trás dos resultados de desempenho obtidos.
Ao assimilar esses três fatores, necessidade, motivação e desempenho, é possível aplicar esse entendimento em teorias e conceitos psicológicos sobre como as pessoas reagem frente as suas necessidades.
Pirâmide de Maslow
A pirâmide de Maslow é uma hierarquia motivacional baseada nas 5 necessidades básicas que os seres humanos apresentam.
Em 1943, Abraham Maslow definiu essa hierarquia de níveis de necessidade em: fisiológico, segurança, afeto, estima e autorrealização. As informações acerca dessa pirâmide são ideias para mensurar o grau de motivação das pessoas em diversos âmbito, sendo um deles, no seu dia a dia de trabalho.
Ao passo em que uma necessidade mais abaixo na hierarquia é satisfeita e realizada, espera-se que uma necessidade mais acima ocupe o controle.
As duas forças internas
Seguindo para uma segunda teoria psicológica das necessidades humanas, é possível focar na avaliação das duas forças internas que impulsionam uma pessoa a usar tudo de si para aprimorar seu desempenho.
As pessoas podem ser direcionadas à competência ou à conquista.
Quando se trata de competência, o incentivo dessa pessoa vem atrelado ao desejo de sempre dominar muito bem um trabalho, tarefa ou projeto que esteja sob sua responsabilidade. Uma pessoa orientada pela competência procura aprimorar suas habilidades e sua autorrealização, centrada em uma necessidade de melhorar que não encontra limites.
Já para as pessoas mais orientadas pela conquista, o estímulo se encontra em seu grande senso de conquista. Por sua vez, esse senso é pautado na necessidade que essas pessoas possuem de sempre testar os limites de sua capacidade frente a desafios e tarefas.
Traga feedbacks para sua equipe
A segunda dica está em trazer um feedback objetivo, justo e conciso para sua equipe.
Feedbacks são muito importantes para motivar uma equipe. Para além da motivação vinda dos desejos pessoais, as pessoas também se sentem motivadas ao perceberem seus resultados trazidos, e ao sentirem que fizeram um trabalho relevante e útil.
Por esse motivo, um feedback deve ser sempre recente, objetivo e com orientações práticas.
Deve ser recente porque o acúmulo de feedbacks só irá atrapalhar o propósito dessa técnica. Não é preciso trazer um feedback exatamente na hora, mas também não é recomendável deixar que ultrapasse mais de uma semana na entrega desse resultado para sua equipe.
O feedback também deve ser direto e objetivo para comprovar que os dados obtidos são reais. Para isso, deve-se utilizar informações de indicadores ou auditorias como base. Os indicadores comprovam com dados reais o desempenho de uma pessoa.
Ninguém gosta de receber aquele “feedback sanduíche”, com a narrativa de apresentar um feedback negativo entre um bom acontecimento, com dados confusos e sem fundamento.
Para evitar dar um “feedback sanduíche”, o Treinamento Gestão Organizada – Método MRPP pode ser adequado. O método MRPP traz uma visão completa de tudo que um bom gestor precisa saber. Nesse treinamento, tem-se um módulo inteiramente focado na gestão de pessoas, com inúmeras dicas sobre como trazer bons feedbacks para sua equipe.
Por último, as orientações práticas são a forma que você como gestor irá mostrar aos seus liderados como pode-se resolver ou evitar o problema que foi analisado. Torna-se preciso pontuar precisamente cada ponto que a pessoa pode e deve aprimorar em seu trabalho.
Rotinas de Reunião 1-1
Nossa última dica está na implementação de rotinas de reunião 1-1 entre os membros de sua equipe.
Como foi dito acima, para motivar uma equipe deve-se fazer presente a entrega de feedbacks justos (tanto negativos quanto positivos), e por meio das reuniões 1-1, é possível trazer esses feedbacks pelo menos uma vez durante a semana.
Outra vantagem das reuniões 1-1 semanais é poder sempre estar perto dos seus liderados. Essa aproximação permite compreender e acompanhar de perto os objetivos e metas individuais.
Além de também permitir constatar as mudanças de necessidade e motivação, visto que nenhum desses fatores é algo fixo e permanente.
Portanto, através do entendimento dessas dicas e de que cada aspecto psicológico dos seres humanos está presente em tudo, torna-se mais simples identificar a melhor direção para motivar uma equipe e otimizar seus desempenhos.