Se você chegou até aqui é porque precisa de algumas orientações sobre como ser mais produtivo.
Já vou me adiantar: nesse artigo vou trazer pontos de forma muito objetivo e 100% prática.
Afinal, um dos principais resultados que você deseja é otimizar mais o tempo, certo?
O que NÃO fazer para ser mais produtivo
⚠️ ATENÇÃO: Este artigo vai contra a maior parte do que as pessoas dizem na internet.
Antes de contar o que você deve fazer para ser mais produtivo, quero te mostrar algumas coisas que você não deve fazer. E fique atento, se você identificar algumas dessas atitudes, hoje é o dia para abandonar essas práticas e começar a ter uma rotina mais eficiente DE VERDADE.
1. Criar uma lista de tarefas para fazer no dia
Sabe aquela prática que todo mundo te fala de: “faça uma lista diariamente de tudo o que você tem para fazer no dia”?
Comece mudando ela. Olhando superficialmente ela parece fazer sentido, mas…
Ela não funciona.
(até porque, se fosse assim tão simples, a vida de TODO mundo já estaria resolvida, né?)
E, segundo: uma lista de tarefas baseada em…vozes da sua cabeça?
A nossa cabeça é o nosso pior escritório porque ela não foi feita para armazenar informações. A nossa cabeça, a nossa mente, foi feita para CRIAR. Então se basear na capacidade de armazenamento e organização dela é a pior fonte que você pode ter para se planejar.
2. Usar sua agenda para PLANEJAR as atividades
Eu te avisei que eu iria contra o que dizem na internet, não foi? Anote isso: agenda não foi feita para planejar.
A questão aqui é: nos ensinaram o jeito errado de usar uma agenda. Essa não é uma falha só sua mas TODO MUNDO. Eu também já errei assim.
Agenda não é uma ferramenta feita para nos PLANEJARMOS. E pra aprofundar melhor nesse assunto, te convido a ver esse vídeo no meu canal do YouTube e eu prometo que você terá uma nova percepção sobre sua agenda (e sobre sua vida):
3. Fazer atividades que não estejam relacionadas às suas metas
Essa é bem óbvia e esperada, né? Mas a questão que vem a seguir é: como?
O que fazer para ser mais produtivo
Sabendo o que não deve ser feito, agora vamos para a parte boa desse artigo: afinal, o que eu devo fazer? São 3 passos simples que farão TODA diferença. Vamos juntos!
1. Prepare se para esvaziar sua mente e anotar TUDO que vier
Pegue um caderno ou abra um bloco de notas no computador e escreva absolutamente TUDO que passar na sua cabeça. Tudo mesmo!
Todas as atividades que estão pendentes, o que você deveria fazer essa semana, o que deveria ter feito na semana passada, o que ainda deseja começar a fazer…anote TUDO!
No **MRPP** eu trago uma ferramenta para te ajudar a trazer insights sobre coisas que provavelmente você deixou morrer ou ficou esquecido em algum limbo. Essa atividade se chama Sessão de Desafogamento.
A primeira vez que a gente faz ela, a tendência é termos dezenas e dezenas – senão CENTENAS – de demandas pairando na nossa mente que temos que por no papel. E pode ser que você até se assuste, mas, calma. Tudo vai encontrar seu devido lugar.
2. Transforme anotações em ações
O segundo passo é revisar cada item que você anotou nessa grande lista e reescrever cada uma em forma de AÇÃO. Ou seja: se você anotou algo como “Orçamento encanamento”, transcreva isso para: “Ligar e cobrar o orçamento do encanador amanhã às 10h”.
A intenção aqui é que no primeiro passo você não seja muito criterioso, apenas anote tudo, sem filtro, sem ordem, sem lógica alguma. Só depois você vai parar e revisar item a item com calma tornando cada atividade uma AÇÃO.
3. Organize cada ação no lugar certo
O terceiro passo será ORGANIZAR cada ação em sua respectiva lista. Para isso vamos utilizar o Fluxo 5A. Para você entender melhor, cada “A” representa uma lista específica de ação, e são elas:
- Agenda
- Ata de Reunião
- Aguardado Resposta
- Atividades
- Arquivo
O que você fará aqui nesse passo é pegar cada ação que você gerou e pensar em qual dessas listas aquela ação deve ser organizada.
Quando as suas atividades estiverem organizadas no lugar CORRETO, você terá total clareza do que realmente é prioridade e por onde começar o seu dia.
O Fluxo 5A deve ser usado TODA VEZ que você receber qualquer tipo de demanda no seu dia a dia, independente do canal: whatsapp, e-mail, reunião, etc.
Se você quer aprender a organizar toda a sua gestão utilizando nossa metodologia que agrega o sistema do fluxo 5A, clique nesse link para saber mais sobre o Treinamento Método MRPP. Te espero lá!