Para ser promovido a gestor, gerente, líder ou supervisor, você precisa desenvolver 4 habilidades principais. E antes de entender quais são essas habilidades, vamos conversar primeiro sobre quais são as responsabilidades de um gerente, independente do ramo ou setor da empresa.
Quais são as responsabilidades de um gestor?
É importante pensar que se você for promovido a um cargo de gestão, seja de uma fábrica, seja de marketing, comercial, saúde ou qualquer outro setor, sua função será sempre a mesma: garantir um bom desempenho do time ou do setor que ficou responsável.
Dito isso, já temos a primeira das quatro habilidades:
#01 Habilidade do gestor: analisar metas e indicadores
Como você sabe se seu time está tendo um bom desempenho? Através de metas e indicadores de desempenho. Simples assim. Não adianta nada você ter todas as demais habilidades se não dominar a definição de indicadores da sua equipe.
Se você não souber fazer isso, como poderá comprovar, com dados, de forma objetiva, que seu time é bom? Ou melhor, que você é um bom gestor? Que você realmente sabe como melhorar o desempenho das pessoas?
Isso pode variar entre indicadores objetivos e subjetivos (relacionados a processos e pessoas). Então, saber como definir e estruturar os indicadores é o passo 0 para você começar de fato as iniciativas como gestor.
No meu canal do Youtube tem um vídeo sobre como definir indicadores de qualidade, você pode assistir aqui:
Como definir indicadores de qualidade
Para ser promovido a gerente, você pode (e deve) começar a estruturar os indicadores começando pelos seus, do seu cargo, que você desempenha HOJE. Assim, poderá comprovar duas coisas para o seu superior:
- Que você tem a habilidade de estruturar indicadores de desempenho
- Que no cargo atual que você ocupa hoje, já tem os melhores desempenhos possíveis e por isso está pronto para novos desafios.
Ou seja, mostrar resultados objetivos com certeza fará seu superior ter outra visão e outra abordagem para o seu futuro na empresa.
#02 Habilidade do gestor: dominar as rotinas
Como assim, “dominar as rotinas”?
Dominar as rotinas implica em 02 coisas: saber como estruturar e, claro, seguir a rotina.
Mas por que “dominar as rotinas” é uma habilidade crucial?
Porque é a partir das rotinas que você terá controle sobre:
- todas as demandas que precisa fazer
- todas as demandas que delegou
- todos os projetos que estão em andamento.
Ou seja: nada ficará esquecido ou desatualizado. Tudo estará na palma de sua mão, sob controle.
Isso é essencial para o gestor garantir o bom desempenho do seu time, acompanhar o andamento e resultados das atividades e identificar o que precisa melhorar.
Vou deixar aqui um vídeo sobre as RGE – Rotinas Gerenciais Estruturadas, para você entender quais são as rotinas mais importantes para um gestor ser realmente eficiente:
12 Rotinas gerenciais diárias essenciais para ter tudo sob controle
#03 Habilidade do gestor: gerenciar projetos
Antes é importante deixar claro o que são projetos.
São iniciativas que
- Têm mais de uma atividade necessária para atingir um objetivo
- Têm um começo, meio e fim bem específicos.
Pra que você vai precisar de projetos? Sempre que você perceber que um INDICADOR de desempenho não está bom, você vai precisar pensar: o que precisamos fazer para isso melhorar? Otimizar um processo? Contratar mais gente? Criar uma nova marca? Enfim, independente de qual seja a iniciativa, isso será um PROJETO na sua lista de projetos. Ou seja, eles são ESSENCIAIS para que você esteja sempre trabalhando em iniciativas EM PROL da melhoria do desempenho geral.
Sem projetos, não há evolução.
#04 Habilidade do gestor: padronizar e otimizar processos
Através do processo padronizado você vai conseguir: diminuir interrupções, dar mais autonomia para o seu time trabalhar, ganhar mais tempo na realização de uma atividade e, principalmente: garantir a qualidade na execução das atividades que precisa delegar.
Resumindo, ele garante AGILIDADE E QUALIDADE.
E para ter uma equipe com bom desempenho, isso é primordial, certo?
Mas por onde começar?
Se você quer ser promovido, aprenda essas 4 habilidades e EXECUTE essas 4 habilidades ainda ANTES de ser promovido. Ou seja:
Estruture os indicadores do seu cargo atual, estruture as suas rotinas atuais, seus projetos e seus principais processos.
Com isso em mãos, inclusive, você terá muito mais facilidade para treinar a próxima pessoa que for ocupar seu cargo atual e vai poder “passar o bastão” não só de forma ágil, mas de maneira exemplar.
Não tenho a menor dúvida de que, se você chegar com esses 4 pilares estruturados para seu superior, ele não terá desculpas para te promover ao cargo de gestão. A essa altura você já terá demonstrado na prática que tem as habilidades necessárias para gerenciar e para implementar esses pilares em um futuro time que ficará sob sua responsabilidade.
Se você quer aprender e executar essas 4 habilidades, te convido a conhecer a nossa formação que se chama: Método MRPP, que reúne essas habilidades primordiais: metas, rotinas, projetos e processos.
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