Liderar uma equipe é, sem dúvida, uma das tarefas mais desafiadoras que os gestores enfrentam dentro das empresas. E uma dúvida muito comum é: por onde começar a organizar a gestão da equipe?
A gestão da equipe é uma tarefa importante em qualquer empresa. Afinal, quando se organiza um time, todas as atividades ocorrem de maneira correta. Até a comunicação tende a ser mais leve e assertiva.
Liderar ou gerir pode parecer difícil. Mas, com estas 5 dicas essenciais, você vai começar a organizar a gestão de uma equipe!
Gerenciar uma equipe
Por mais que se saiba o quanto as pessoas significam dentro das empresas, geri-las é complexo. Isso porque, cada profissional é único.
O papel do gestor é conduzir estas pessoas para que juntas atinjam um resultado. Se essa gestão não for bem feita, o resultado da empresa é prejudicado.
A gestão equivocada pode acontecer com profissionais que possuem cargos elevados há anos. E, até mesmo, quando um profissional que tem se destacado e irá assumir como gestor de equipe.
Ou seja, conduzir um time da forma adequada é a melhor solução.
Nem sempre uma pessoa que executa muito bem suas atividades está pronta para ser gestor. No entanto, seguindo essas dicas para organizar a gestão de pessoas, será possível guiá-las independente do projeto ou da empresa.
Dicas essenciais para organizar a gestão de uma equipe
Antes de falar de organizar a gestão da equipe, saiba que algumas dicas são “polêmicas”. Mas calma, explicando em detalhes, tudo ficará esclarecido e prático para construir uma gestão organizada.
Outro aviso importante: todo esse conteúdo está disponível em vídeo! Assim, se você preferir assistir ao acompanhar a leitura, é só dar o play abaixo!
Dica 01 – As pessoas precisam estar sob a gestão de um gestor específico
Um dos grandes problemas das organizações acontece quando não se delimita quem é o gestor direto de determinada equipe.
É muito abstrato para que o profissional consiga mensurar sua performance, ou até mesmo esclarecer dúvidas, se não souber a quem responder.
O primeiro princípio para organizar a gestão da equipe é delimitar um líder para cada equipe. Assim, sempre haverá alguém responsável pelo desempenho dos liderados. É esse gestor que vai planejar, delegar, garantir a execução de uma atividade e ajustar os planos, se for necessário.
Dica 02 – As pessoas precisam saber o que se espera delas
Você já deve ter ouvido a expressão “se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.
Isso também acontece se não organizar a gestão da equipe. Quando os profissionais não sabem o que se espera delas, elas não terão como entregar determinado resultado.
Por isso, um gestor organizado terá sempre em mãos indicadores por cargos e sua relação com os indicadores do negócio.

Dica 03 – As pessoas precisam ter acesso a um local específico para visualizarem suas tarefas
Profissionais que não possuem métricas, não sabem se estão cumprindo aquilo que lhes foi delegado. Por isso, não basta apenas dizer o que se espera das pessoas, é preciso registrar.
Lembre-se que organizar a gestão de uma equipe também compreende preencher formulários, que podem ser em meio físico ou virtual.
Em seguida, devem estar sempre disponíveis para que a equipe possa conferir as atividades que são pertinentes a cada profissional.
Dica 04 – WhatsApp é ferramenta de comunicação, e não de gestão
Aplicativos de conversa instantânea já estão presentes em nosso cotidiano, e são quase como um membro extra do nosso corpo.
Porém, é preciso ter atenção na hora de utilizá-lo – e aí vem uma polêmica. O WhatsApp, é uma ferramenta de comunicação, e não de gestão.
Embora muito útil, usufrua com responsabilidade. Assim, para organizar a gestão de uma equipe, use para aproximar a comunicação.
Mesmo que esta seja uma via informal, a conversa deve ser respeitosa e não extrapolar os horários e o ambiente de trabalho. Jamais utilize para repreender ou para informar sobre o desempenho de determinada pessoa.
Dica 05 – Implemente a rotina das reuniões individuais semanais
A última dica, é para quem está pronto para gerenciar de forma eficiente: as reuniões individuais semanais.
Para organizar a gestão de uma equipe corretamente, as reuniões são essenciais. São estes encontros que permitirão manter tudo alinhado com foco no resultado. Dentro do Treinamento Gestão Organizada – Método MRPP, as reuniões individuais são chamadas de 1 a 1.
E mesmo individuais, devem possuir elementos pertinentes à qualquer reunião, que são detalhes bem explicados ao longo do treinamento.
Organizar é um hábito!
Estas são as 5 dicas essenciais para organizar a gestão da equipe. Pode parecer pequeno, mas é um passo importantíssimo para iniciar o gerenciamento de pessoas.
Mas vale salientar: a organização é um hábito. Nenhum gestor é organizado, mas pode estar organizado. Afinal, organizar é uma prática que deve ser mantida e estimulada diariamente.
Saiba que quando tudo estiver organizado, será mais fácil manter a ordem e a consistência. Como comentamos, a organização é um hábito que deve ser praticada e aperfeiçoada.