Como Gerenciar Equipes com Eficiência: Ferramenta de Gestão Perfeita e 4 Etapas Essenciais

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Se você está lendo este artigo, provavelmente já passou muito tempo buscando a ferramenta ideal para gerenciar suas atividades e as de sua equipe, tudo em um único lugar. A ideia é simples: aumentar a produtividade da equipe como um todo.

Hoje, quero compartilhar a ferramenta que uso para gerenciar equipes e a estrutura básica que garante seu funcionamento. São apenas três etapas que vão clarear sua vida e que você poderá aplicar imediatamente.

Eu uso essa ferramenta no meu dia a dia e, graças a ela, consigo equilibrar minha vida pessoal e profissional, curtindo minha família, mantendo minha casa organizada, praticando exercícios físicos, estudando e trabalhando as habituais 8 horas diárias, entregando todo o trabalho que me proponho a fazer.

Por que a Organização é Importante para Gerenciar Equipes e como escolher a ferramenta de gestão correta

Amo organização não pela organização em si, mas pelos resultados que ela traz ao meu dia a dia. Organizar sem obter resultados é apenas uma perda de tempo e pode se tornar uma burocracia desnecessária.

Minha abordagem é simples e focada em resultados, tempo e produtividade. Nada está ali por estar. Cada elemento tem um propósito claro.

Meu foco na simplificação é garantir resultados rápidos e permitir que eu termine o dia em paz, sentindo que foi um dia ótimo e produtivo. Após muitos testes e ajustes, percebi que o segredo não está na ferramenta em si (como Notion, Trello, ClickUp, etc.), mas em como você estrutura suas atividades dentro dela.

Pense em um guarda-roupa. Independentemente do material ou cor, o princípio de organização é o que realmente importa. Aplicando esses princípios, qualquer ferramenta pode ser eficiente.

Como Evitar a Falta de Foco e Produtividade quando estiver configurando a ferramenta de gestão

Você já teve dias em que sua mente está por todo lado, pensando em mil coisas diferentes e perdendo o foco? Isso acontece com todos nós, e é crucial evitar que isso atrapalhe sua produtividade e a da sua equipe.

Para começar a colocar as coisas em ordem, siga estas etapas:

Etapa 1: Crie uma Caixa de Entrada

A caixa de entrada é um espaço onde você anota tudo, de forma aleatória, para esvaziar sua mente e ter uma visão clara em um único lugar. Cada membro da sua equipe também precisará dessa ferramenta para se organizar adequadamente.

Basta criar uma página em branco e colocar o título “Caixa de Entrada”.

Etapa 2: Crie uma Lista de Projetos

Projetos são atividades maiores que demandam mais tempo e recursos. Sua lista de projetos deve incluir:

  • Nome do projeto
  • Gestor do projeto (quem será responsável)
  • Frequência de revisão do projeto (diária ou semanal)
  • Prazo estimado para conclusão do projeto
  • Status (em andamento, incubado ou concluído)

Essa estrutura simples pode ser aplicada em qualquer ferramenta de gestão.

Etapa 3: Crie uma Lista de Atividades

As atividades são as demandas do dia a dia e as tarefas relacionadas aos projetos. Categorize as atividades da seguinte forma:

  • Nome da atividade
  • Prazo estimado
  • Data de realização (para comparar se foi entregue no prazo)
  • Responsável (quem delegou)
  • Executor (quem vai executar)
  • Status (fazer, pendente, incubado, concluído)

Etapa 4: Crie uma Lista de Rotinas

Liste tanto as suas rotinas quanto as de cada membro da equipe. As rotinas podem ser diárias, semanais, mensais, anuais, etc. Você pode estruturá-las dentro da própria ferramenta de gestão ou em um Google Sheets, que permite melhores visualizações e dados.

Manter a lista de rotinas atualizada é crucial para a eficiência da ferramenta de gestão. Sem rotinas estruturadas, a ferramenta se torna desatualizada e inútil.

Conclusão para estruturar a ferramenta de gestão perfeita

Com essas quatro etapas básicas, você terá uma ferramenta de gestão eficiente que garantirá um dia de trabalho produtivo para você e sua equipe.

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