Para muitas pessoas o termo “gestão” é um termo muito subjetivo, aleatório e que não explica muita coisa. Se para você também é, fique comigo durante esse artigo que vou te explicar bem rapidinho não só o que significa gestão, mas como você pode E DEVE usá-la no seu dia a dia.
Hoje eu trabalho como gestora, mas pra minha mãe, meu trabalho é “só delegar e fazer reunião”. Já passou por isso aí também?
E eu não a culpo porque a atividade de GERENCIAIR é subjetiva para a maioria das pessoas.
Claro, delegar e fazer reuniões são atividades relevantes no meu dia de trabalho, mas elas são apenas a pontinha do iceberg. O que tem por baixo é muuuuuuuito maior. Até mesmo porque delegar muita gente delega, mas fazer isso com eficiência, sem retrabalho, atrasos…aí já é outra história, não é mesmo?
Outro ponto relevante é que, por mais que o termo “gestão” soe apenas como uma palavra para cargos de alta hierarquia da empresa, na verdade, essa é uma habilidade necessária para qualquer pessoa que tenha uma equipe – independente do seu nível hierárquico. Ou seja, serve para líderes, supervisores, coordenadores, gerentes, diretores e até mesmo autônomos e empreendedores que tenham uma alta carga de demandas ou trabalhem com prestadores de serviço.
O que é gestão?
(e o que seria “gerenciar”, na prática?)
Gerenciar nada mais é do que PLANEJAR E GARANTIR A EXECUÇÃO DO PLANO.
Essa não é uma definição bibliográfica, mas sim uma definição PRÁTICA – até mesmo porque as teóricas não ajudam muito a gente.
E o que envolve “fazer gestão” no dia a dia?
Podemos resumir em 7 atividades principais:
- Planejar metas
- Estruturar e analisar indicadores de desempenho
- Ter rotinas de monitoramento e controle
- Conduzir reuniões individuais de orientação
- Conduzir reuniões de resultados em equipe
- Gerenciar projetos
- Otimizar processos
É isso o que eu faço TODO O SANTO DIA. (Alô, mãe?!)
Qual o motivo de fazer gestão?
Então me diz, um gestor precisa realizar todas essas atividades pra que?
Para uma coisa especificamente: melhorar o desempenho. Desempenho do gestor, da empresa, do setor, de cada pessoa individualmente da sua equipe, sempre com uma análise crítica para tornar o resultado viável no sentido de tempo e dinheiro, garantindo um ambiente de trabalho saudável.
E você pode perceber que, não importa o ramo, seja em medicina, arquitetura, marketing, vendas, se tiver PESSOAS envolvidas, precisa de GESTÃO.
Ou melhor, de um gestor capacitado para gerenciar e coordenar todas as demandas da forma mais eficiente possível.
Se você ainda não entende muito de gestão, mas quer começar a aprender, você pode dar seus primeiros passos com esse link aqui.