Parece um termo muito chique, não é? Mas conhecer o papel da governança corporativa e colocá-la em prática não é tão difícil quanto parece. Quem busca garantir a perpetuidade e crescimento do seu negócio vai precisar implantar a governança corporativa – mais cedo ou mais tarde.
Em resumo a governança corporativa é o conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada.
Oi? Implementar a governança corporativa nada mais é que ter um grupo de pessoas (normalmente o dono e outras pessoas de confiança e conhecimento técnico) que irão implementar a cultura de prestação de contas.
A reunião entre a governança e os diretores da empresa acontece com frequência determinada, essa frequência varia de empresa para empresa. E nesta reunião os “governantes” cobram resultados dos gestores. Isso nada mais é do que implementar a cultura de prestação de contas.
A pauta desta reunião é: verificação dos resultados, auditoria dos processos e estabelecimentos de limites dos diretores (no que se refere a autonomia).
Nenhum bicho de sete cabeças, certo?
O problema é que por ter um nome bonito a maioria das pessoas acham que cabe apenas para grandes empresas. E o fato é que cabe em uma empresa de qualquer tamanho. Basta disciplina para manter as reuniões em dia e sempre se ater a buscar por mais eficiência e acompanhamento dos resultados.