Se você não tem um ponto de partida que seja claro, fácil e prático pode ser que tenha dificuldades de se organizar no trabalho. Resumi aqui nesse post as 3 principais coisas que PRECISAM estar organizadas no seu dia a dia para ter uma rotina mais eficiente.
1. Agenda
O primeiro lugar por onde você vai começar com uma boa revisão é na sua agenda. Caso você ainda não tenha uma agenda, essa é a hora de criar uma. De todas as aplicações que eu já testei para o trabalho, a Agenda Digital é muito mais interessante por ter mais funcionalidades, desde permitir que você adicione outras pessoas a compromissos até poder duplicar facilmente informações que se repetem e muito mais. Já a Agenda Física, de papel, também funcionará super bem caso isso não prejudique o trabalho das outras pessoas na sua equipe.
Um dos principais erros é utilizar a agenda como se ela fosse uma lista de desejos (acredite, isso ela não é) para poder elencar todas as tarefas que você gostaria de realizar naquele dia. Esse é um dos principais motivos que fazem as pessoas falharem quando utilizam uma agenda.
Para te ajudar a utilizar de maneira eficiente uma agenda, eu preparei um vídeo contando sobre a técnica CLR totalmente prática para você aprender e aplicar já! Clique aqui nesse link.
2. Rotinas
Às vezes eu fico me perguntando como as pessoas sobrevivem em seus negócios sem Rotinas Gerenciais Estruturadas. Sem elas, tudo vira um tremendo caos, e absolutamente NADA estará sob seu controle. No dia a dia, as rotinas funcionam como engrenagens que garantem que cada pedacinho da operação esteja acontecendo e fazendo toda a máquina funcionar. É através delas que você poderá acompanhar todo o andamento dos projetos, das metas, indicadores e de todas as ações, garantindo a qualidade e a eficiência dos processos.
Se essa ainda não é a sua realidade, você pode começar a organizar as suas rotinas diárias, semanais e mensais. Também já fiz um vídeo lá no Youtube, contando absolutamente tudo para você estruturar rotinas e começar exatamente pelas primordiais, que não podem faltar em nenhum negócio. Clique aqui para assistir.
3. Lista de próximas atividades
O terceiro item que você deve organizar por aí e, principalmente separado das rotinas, é a sua lista de próximas atividades. Nesse lugar organizado você vai concentrar tudo o que você precisa realizar, além da sua agenda e rotinas. São as próximas ações/tarefas/atividades que farão com que suas demandas e projetos tomem seu devido andamento.
Para te ajudar a entender: no trabalho, temos sempre que realizar DOIS tipos de atividades:
- as atividades rotineiras, como eu falei anteriormente, que têm uma recorrência e um período específico.
- as atividades que não possuem frequência ou recorrência.
O objetivo da sua lista de próximas atividades é deixar organizado, em um único lugar, todas as suas tarefas para deixar o decorrer do seu dia a dia ainda mais fluido.
Com toda essa organização, você terá mais CLAREZA deixando tudo separado e organizado em seu devido lugar. E, ao visualizar o todo, você vai conseguir entender o que é prioridade no fluxo de trabalho do seu dia.
Essa organização permite que você tenha um sistema estruturado e pronto para receber todas as suas demandas do dia a dia e preparado para estruturar as demais ferramentas de gestão que você irá precisar.
E agora você deve estar se perguntando, quais são essas ferramentas?
- Metas e Indicadores: para definir o caminho e saber se está indo tudo certo;
- Projetos: para fazer você atingir seus objetivos;
- Processos: para garantir a eficiência no percurso.
Agora vem a boa notícia:
Se você quer aprender tudo isso de maneira 100% prática dentro de um programa de 10 semanas, é só clicar nesse link aqui.