Os livros que valeram a pena ler em 2021

Search

Gosto muito no final de ano de revisar a lista de livros que eu li ao longo do ano para ter clareza de quais foram os principaisl livros que trouxeram mudanças significativas para a minha vida e meu trabalho.

Portanto, vou deixar registrado aqui também o que eu achei de cada livro e minhas recomendações para quem busca se inspirar e se manter em desenvolvimento.

Vale reforçar alguns pontos:

  • Minhas opiniões sobre os livos não querem dizer muita coisa porque minha percepção sobre o livro é 100% afetada pelas minhas crenças, experiências e se o assunto da leitura é novidade para mim ou não. Então, tenha isso em mente antes de me levar muito a sério.
  • A ordem dos livros está descrita na ordem que eu li o livro ao longo do ano. Então, não leve a ordem da lista em consideração para saber quais foram os meus livros favoritos.
  • Ao lado do título do livro eu coloquei uma nota de avaliação de 0 a 10, portanto, se a nota foi 9 ou 10, apenas leia o livro – brincadeira, não crie tantas expetativas.
  • Vale lembrar que eu não sou uma pessoa que busca fazer um resumo, ou qualquer coisa formal ou acadêmica ao escrever sobre livros.

Vamos lá?

  1. As cartas de Bezos por Steve Anderson, Karen Anderson, e outros – 9

Este livro é um daqueles livros que com certeza eu vou reler porque o autor reuniu diversas situações ao longo da história da Amazon e consolidou as principais práticas de gestão e liderança de Bezos de forma super sucinta. É claro que no final se torna um pouco repetitivo, mas o mais incrível é que praticamente todas as práticas são implementáveis no dia a dia de qualquer tipo de empresa.

2. O coach de um trilhão de dólares por Eric Schmidt – 10

O melhor do ano, sem dúvida. Se eu já gostava da analogia de Técnico de time com Gestor, esse livro me convenceu ainda mais e tornou essa a minha analogia favorita. Muito além do conhecimento técnico, a capacidade gerencial é essencial para aumentar a produtividade de um time. Só leiam.

3. A pequena empresa mais bem sucedida do mundo por Michael E. Gerber – 7

Gosto muito desse autor (do livro O mito do empreendedor) mas como eu já conhecia  o conceito principal do primeiro livro, esse não me trouxe muitas novidades. Recomendo muito mais o primeiro livro dele do que esse.

4. O novo gerente minuto por Ken Blanchard, Spencer Johnson, e outros – 9

Não é um clássico à toa. Se você não tem tempo de ler, ou não gosta mas sabe que precisa, esse livro é super curtinho e rápido e resume o dia a dia de um gestor de forma mais prática e, principalmente, SIMPLES, possível. Se você não sabe se está atuando como gestor na prática no dia a dia, leia esse livro e você terá a resposta.

5. Vai um cafezinho? por Luciana Medeiros – 9

Sou suspeita porque eu adoro ler histórias de empreendedores, mas histórias de GESTORES… ah… essas me tem. O desafio da vida real, como resolveu, como lidou… nada me inspira mais e me torna mais resiliente do que isso. Essa é uma das histórias de MAIOR persistência que eu já li e me inspirou ainda mais.

6. Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman! por Richard P. Feynman, Donaldson M. Garschagen, e outros – 8

Esse livro é um clássico e, apesar de eu ter achado chato algumas partes, o mais sensacional foi conhecer a forma criativa de raciocínio deste personagem. Perceber como nosso raciocínio pode ser muito mais criativo em situações desafiadoras abriu a minha mente para novas possibilidades no mundo da gestão – apesar de o livro não ter nada a ver com gestão.

7. A regra é não ter regras por Reed Hastings, Erin Meyer, e outros – 9

Com certeza um dos maiores exemplos da atualidade sobre autonomia. Se sua equipe precisa de autonomia, leia esse livro. Tenho várias ressalvas sobre algumas práticas e às vezes tenho medo de que alguns gestores se iludam… mas com certeza farei uma análise aprofundada e pontual deste livro porque vale muito a pena.

8. O ego é o seu inimigo por Ryan Holiday e Andrea Gottlieb – 8

Como você pode perceber eu variei um livro sobre gestão, e outro não. Essa leitura é 100% válida para quem gerencia equipes. Quanto mais entendemos pessoas, mais conseguimos melhorar processos. É claro que o conteúdo vale para nós mesmos, independente se gerimos equipes ou não. Mas como entendo que gestão de pessoas é um ponto importante, fazer a leitura com a visão de gestor traz grandes insights.

9. Receita previsível por Aaron Ross, Marylou Tyler, e outros – 9

Se você precisa melhorar seus processos de vendas, esse é o livro. Equipe de vendas, processos, checklists. Eu sou sincera: ainda não implementei nada mas é com certeza um MANUAL prático para quem precisa melhorar esse processo na sua empresa.

10. Quem pensa enriquece por Napoleon Hill – 8

Li porque é considerado um clássico, e gostei bastante. Não teve nenhuma grande mudança de chave para mim nesse momento da minha vida. Mas gostaria sim de ter lido quando mais jovem. Mais um clássico que não é um clássico à toa.

11. Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas por David Epstein – 9

Sou suspeita porque eu sou uma generalista de carteirinha. Em 2015 passei por uma fase bem intensa porque achava que eu não sabia nada de nada. Sabia muito pouco de muitas coisas e achava que isso não era bom para mim. Depois de alguns meses, acabei me acalmando em relação a isso de forma natural. Mas depois que li esse livro… ah! Mudei até minha percepção na hora de contratar. Não sei se quero tantos especialistas, se sim, de maneira pontual.

12. Execução por Larry Bossidy e Ram Charan – 9

Julguei esse livro pela capa, confesso. Achei que não ia ser aquilo tudo, mas é um livro SENSACIONAL. Com certeza montarei um treinamento baseado nele para minha equipe no futuro (projeto incubado) porque é um livro que traz muito a questão de PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO, então, se você tem dificuldade sobre essa questão: leia esse livro.

13. Sobre a brevidade da vida – Seneca – 8

Esse foi um ano dos clássicos, né? Esse eu confesso que eu tinha grandes expectativas que não foram tão atendidas assim, mas é o problema da expectativa, né? Como eu já tinha lido outros livros sobre estoicismo e que foram muito melhores (tipo de escrita mais simples), ler esse livro depois não foi aqueeeeela super surpresa – que está diretamente ligada pela ordem dos livros que você lê.

14. Workbook gtd por David Allen – 8

Como discípula do GTD não poderia deixar de ler, né? Eu leio tudo dos autores que eu mais gosto. (Inclusive estou ansiosa para o próximo livro do Ray Dalio). É um livro voltado 100% para iniciantes, para mim serviu para me dar mais recursos de exemplos. Se você quer conhecer o método GTD, comece por esse livro.

15. A quietude é a chave por Ryan Holiday e Maria Luiza X. de A. Borges – 10

Não vou exagerar: existe uma Yasmin antes e outra Yasmin depois desse livro. Eu já sou uma pessoa que gosta de silêncio (nem sempre fui assim). Mas depois de ler esse livro minha mente se voltou muito mais para a resolução de soluções de forma muito mais leve sem mudar nada na minha vida de forma prática – só mudando a forma de pensar. Leiam.

16. Desperte o empreendedor que há em você por Michael E. Gerber – 10

Esse livro também é do autor O mito do empreendedor – e eu amei! Neste livro ele foca 100% pra falar do Empreendedor (e não sobre o gestor), e como eu não tenho muito o perfil empreendedora, foi uma leitura que me trouxe muito mais insights de como “ativar” mais esse meu lado empreendedor que é obviamente necessário para gerenciar um negócio. Mas uma dica: primeiro leia O mito do empreendedor, e depois leia esse!

17. Projeto para a felicidade por Gretchen Rubin – 8

Saindo de novo do tema “gestão” essa leitura leve foi uma leitura super prazerosa para mim. Não sei se é um livro que eu “super indicaria” mas se você quer ver na prática alguém super disciplina com metas e hábitos para um ano mais leve e feliz, leia esse livro!! É bem gostoso, leve e, o melhor, vida real!

18. Pai rico, Pai pobre por Robert T. Kiyosaki – 9

Esse ano eu coloquei os clássicos em dia ahahha brincadeira, ainda falta bastante. Mas vamos lá! Muita gente falou que esse livro não faria muita diferença pra mim, mas eu adorei! Principalmente agora que eu sou mãe. Eu adorei a didática, adorei os exemplos, vale muito a pena independente se você já tem maturidade com dinheiro ou não – pelo menos para mim super valeu.

19. Transformando suor em ouro por Bernardinho- 10

Se você gerencia equipes: livro obrigatório. Sem mais. Bernardinho não é uma “lenda” a toa. Os aprendizados sobre liderança, cobrar, indicadores, rotinas… é uma história que nos mostra como um gestor precisa ter uma visão muito ampliada e sempre equilibrando números e pessoas. Eu não tenho nenhuma dúvida que todas as histórias do livro são 100% adaptáveis ao mundo corporativo.

20. E-myth Mastery por Michael E. Gerber – 8

Esse livro também é do autor do O mito do empreendedor e por isso escolhi ler o livro. Ele fala sobre as 7 habilidades de um gestor (spoiler: organização, processos, são algumas delas). A leitura – pra mim – foi beeeeem enrolada. Mas gostei bastente dos pilares que ele escolheu e os resumos de cada um. Poderia ter sido mais resumido – mas isso só diz respeito ao meu gosto de leitura e não sobre a qualidade do livro.

21. Elon Musk por Ashlee Vance – 9

Esse livro pode te levar para dois caminhos: se inspirar ou se achar um fracasso. Brincadeiras a parte, eu me inspirei demais na história do Elon Musk – não quero tecer nenhum tipo de julgamento a pessoa “física” – faz a gente perceber que a gente pode fazer MUITO MAIS do que realmente acreditamos. Se você quer respirar inovação, a essência da resolução de problemas e vontade, leia esse livro.

Posts Populares

Você quer ser um gestor organizado?

Então, clique no botão abaixo, e entenda sobre como levar a sua organização para o próximo nível!