Planejamento estratégico: como já li sobre isso, como já tentei implementar essa ferramenta. Por vezes me senti frustrada e simplesmente não acreditei que isso sequer existisse. Não era nem uma questão se funcionava ou não.
De tanto tentar, errar e ler mais sobre isso, cheguei a conclusão que Planejamento Estratégico era algo subjetivo demais para minha objetividade. Eis meu desabafo.
Porém, uma vez li algo extremamente esclarecedor que me fez voltar a usar essa ferramenta. O autor – que já não lembro qual – dizia o seguinte: “Planejamento estratégico nada mais é que alocar recursos.”.
Sim, é isso.
Pra mim foi como um estalo daqueles onde uma chave vira e tudo passa a ter sentido.
Portanto, o que de fato é o Planejamento Estratégico?
É simplesmente decidir onde o foco estará.
Como meu tempo será usado, no que os colaboradores devem trabalhar, onde vou focar os recursos financeiros?
Se a decisão é usar a maior parte do seu caixa em marketing, esse é seu planejamento estratégico, simples assim. Definir isso para cada recurso será parte do seu Planejamento Estratégico.
Tempo, dinheiro, pessoas, relacionamentos = tudo é recurso.
É claro que, para chegar nesse nível de decisão, deverão existir objetivos/metas que irão fundamentar seu Planejamento.
A partir dos 1) objetivos, 2) define-se a estratégia, que a partir dela, 3) definem-se os planos de ação.
1, 2 e 3.
É assim que para mim o Planejamento Estratégico voltou a fazer sentido e a fazer parte do meu dia a dia trabalho. Ter foco sobre como serão utilizados os seus recursos e ser fiel a esta decisão fará a diferença para que a sua empresa perceba o real valor do Planejamento Estratégico no dia a dia de trabalho.
Podemos ajudar a sua empresa a elaborar o Planejamento Estratégico conciso, claro e eficaz. Clique aqui para entrar em contato e saber mais sobre esse projeto.