Oi gente! Nesse post venho mostrar pra vocês mais um exemplo de como gerar indicadores para o seu negócio! No exemplo de hoje vou mostrar pra vocês como eu registro os dados sobre a prospecção de clientes no meu trabalho de consultoria.
Basta uma planilha de excel e disciplina para registrar os dados (se quiser ver a planilha assista o vídeo no final desse post).
Por que preciso desses indicadores?
Bom, para você analisar se seus meios de prospecção estão sendo eficientes, se estão melhorando ou piorando ao longo do tempo, e através dessas informações tomar decisões sobre como melhorar esses resultados do seu negócio.
Isso cabe para qualquer negócio que prospecte clientes, mas também para outros negócios que precisam saber quais ferramentas de contato mais funcionam, quais precisam melhorar, quais lojas trazem mais negócios ou vendas.
Para isso você pode usar essa planilha que vou mostrar para vocês, basta ajustar depois de acordo com os critérios e diferenciais do seu negócio.
Como usar essa planilha?
Todos os dias, antes de fechar o expediente, eu registro na planilha todos os contatos que tive sobre orçamentos. Ao longo do tempo, preencho se o contato resultou em uma reunião de apresentação e, finalmente, se fechei a venda.
Basta manter os dados em dia e no final do mês você poderá ver nessa outra aba os resultados do mês. Quantos vieram pelas redes sociais, por email, por indicação? Quantos contatos viraram clientes efetivos? Enfim, uma infinidade de dados importantes e super relevantes para você melhorar os processos comerciais da sua empresa. Super simples, né?
Mais uma vez: excel e disciplina. É tudo o que você precisa – salvo se sua empresa tiver um tamanho gigantesco, você ainda precisará de disciplina para registrar alguns dados mas poderá contar com um sistema ou software mais refinado para coletar as informações e os resultados.