Esse é o artigo para você que estava procurando sobre processos gerenciais. Vou te contar absolutamente TUDO aqui!
E já indo direto para o conteúdo, primeiro vamos entender qual é a diferença entre: Processos gerenciais X Processo operacionais.
Processos Gerenciais X Processos Operacionais
Chamamos de processos operacionais aqueles que estão relacionados às atividades que fazem parte do DIA A DIA da empresa: pagar, receber, atender cliente, cobrar, prestar o serviço, fabricar o produto, etc. Ou seja, tudo o que precisa ser feito desde a primeira interação com o cliente até a conclusão total do serviço ou produto.
Já os processos gerenciais estão relacionados às atividades de planejamento, execução e monitoramento. Exemplos: acompanhar indicadores, planejar, acompanhar atividades, delegar, conferir execução, garantir que o planejamento esteja em dia. E já aproveitando esse assunto, podemos conectar com o próximo:
Qual o papel do Gestor?
Explicando da forma mais simples possível: o papel do gestor é GARANTIR A EFICIÊNCIA das atividades. Isso é feito através da gestão de pessoas, processos, tempo e indicadores, para saber avaliar o desempenho de determinada operação. Isso significa que para um gestor garantir a eficiência de um determinado setor, ele vai precisar DOMINAR os processos gerenciais.
E quais seriam esses processos?
Além de categorizar o processo como Gerencial ou Operacional, também precisamos categorizar o tipo desses processos em: rotineiro, eventual ou corretivo. E o que significa cada um desses tipos?
Processos rotineiros são processos que acontecem dentro de uma frequência específica, seja ela semanal, diária, mensal, anual, etc. Ou seja, é como se fosse um “custo fixo”. Não importa se viemos trabalhar, a conta de luz sempre chega e precisa ser paga, não é? O processo rotineiro tem a mesma lógica. Independentemente da demanda ou de um determinado evento, ele precisa acontecer. Um processo gerencial rotineiro, por exemplo é: realizar SEMANALMENTE o Planejamento Operacional Semanal.
Processos eventuais são processos que dependem de um evento para acontecer, ou seja, pode até acontecer diariamente mas… depende de um outro evento. Exemplo: reunião de prospecção de clientes. Esse processo vai depender de uma reunião agendada ou de uma conversão de um lead. Ou seja, não bastaria eu organizar como processo rotineiro, se chegando lá, nem tenho nada agendado ou qualquer pessoa para atender. Outro exemplo de processo gerencial eventual é uma Entrevista de seleção quando se está contratando alguém para uma vaga na equipe. Aliás, por mais que exista uma equipe de RH para gerenciar o processo de contratação e seleção, a participação do gestor é ESSENCIAL em pelo menos UMA dessas entrevistas. Lembra que o papel do gestor é garantir a eficiência, né? E contratar muito bem é um dos (principais) fatores para ter uma equipe eficiente. Afinal, não adianta contratar bem e depois não ter uma equipe motivada.
Processos corretivos são os processos que nos ajudam a organizar um passo a passo específico para resolver determinado tipo de problema. Por exemplo: Um funcionário faltou, e agora? Precisamos ter um processo padronizado para que, caso isso aconteça, teremos sempre um caminho claro e, principalmente, eficiente de contornar este problema. A diferença para um processo operacional corretivo, poder ser por exemplo: acabou a luz da fábrica, e agora? Não é o gerente ou gestor que precisa parar tudo e resolver esse tipo de problema. Você pode padronizar este processo e delegar esta função para alguém da sua equipe resolver. A função deste tipo de processo é garantir que as pessoas tenham um caminho a seguir, para solucionar um problema que possa acontecer.
Os principais processos gerenciais para você Gestor
Apesar de ter dado alguns exemplos sobre processos gerenciais, vou listar aqui quais eu julgo os principais e imprescindíveis no dia a dia de um gestor.
- Criar e estruturar indicadores de desempenho
- Estruturar rotinas
- Criar processos
- Mapear fluxogramas
- Realizar POA – Planejamento Operacional Anual
- Realizar POM – Planejamento Operacional Mensal
- Realizar POS – Planejamento Operacional Semanal
- Realizar sessão de desafogamento das demandas
- Processar caixas de entradas
- Realizar acompanhamento diário
- Estruturar agenda e gestão do tempo
- Realizar reunião individual semanal
- Realizar reunião de resultados
- Realizar reunião de problema
- Realizar entrevistas de seleção
- Organizar e estruturar treinamentos internos
- Realizar onboarding de novos membros
- Realizar auditorias de processos
Como você pode perceber, são vários os processos gerenciais! E aqui não listei todos, listei apenas os principais e por onde você deve começar.
Você pode aproveitar essa lista para estruturar um a um e poder garantir a sua eficiência como gestor. Você também pode aprender como realizar todos estes processos no nosso Treinamento Gestão Organizada – Método MRPP. Para isso é só clicar aqui!
Tenho certeza que depois desse artigo sua percepção sobre processos gerenciais ficou muito mais detalhada, né? Agora é só colocar a mão na massa!
Qualquer dúvida, você pode deixar aqui nos comentários.
Até mais!